Uma das missões do SECRET é responder ao investimento da sociedade através de estudos que possam impactar de forma concreta nas vidas das pessoas. Em nossa recente pesquisa, avaliamos a segurança dos apps bancários da plataforma Android, utilizados por milhões de brasileiros.

Neste trabalho, apresentamos uma perspectiva histórica, cobrindo desde as primeiras ameaças surgidas quando soluções de Internet Banking ainda eram voltadas aos desktops até a evolução dos aplicativos e das ameaças para o ambiente dos smartphones.

Infelizmente, os resultados obtidos são preocupantes: as aplicações possuem uma série de deficiências de segurança que podem proporcionar oportunidades de ataques. Desta forma, o SECRET alerta os usuários para que todos: redobrem a atenção ao instalar aplicativos, garantindo que eles provenham realmente do banco do cliente; configurem os aplicativos para exigir senhas e não se logar automaticamente; evitem se conectar a redes desconhecidas e que exijam a instalação de certificados de terceiros; e prefiram utilizar os aplicativos bancários à transações via Whatsapp.

Quer saber mais sobre esta pesquisa? Leia nosso artigo aqui.